terça-feira, 30 de abril de 2013

CHUVA INUNDA IITB E SUSPENDE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Do G1 PE

A chuva forte que atingiu o Recife, nesta segunda-feira (29), voltou a trazer problemas para os Peritos que trabalham no Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), na Rua da Aurora, área central da capital. Infiltrações, goteiras e falta de energia elétrica foram alguns problemas observados pela reportagem do NETV 2° edição. 

Os problemas no prédio do instituto começam pelo telhado. Uma das vigas está rompida e parte da cobertura ameaça desabar. Os sinais de infiltração estão em várias paredes do edifício. A água escorre misturada com a sujeira deixada pelos pombos e torna-se um perigo por causa da fiação elétrica exposta em vários pontos. A escala de plantão está comprometida porque a área de repouso dos peritos não pode ser usada por causa dos vazamentos. A energia do arquivo foi cortada para evitar choque e incêndio, o que poderia provocar a perda de parte da memória de Pernambuco.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

IITB DESENVOLVE RETRATO FALADO DO CORPO INTEIRO

A técnica ajudou a elucidar dois estupros no interior do Estado.


ITTB desenvolve retrato falado do corpo inteiroO Instituto de Identificação Tavares Buril (ITTB), através da Secretaria de Defesa Social – SDS desenvolveu em março deste ano a técnica de Representação Corporal Humana – mais conhecido como retrato falado do corpo inteiro. O trabalho pioneiro tem como precursores os Peritos Papiloscópicos Pedro Ivo e Inaldo Menezes, e conta com a participação dos Peritos Alexandre Jorge de Brito e Paulo Sérgio Nogueira. A técnica ajudou a esclarecer dois estupros praticados no Agreste e Sertão do Estado.
A nova técnica é produzida na mesa digitalizadora, através de informações colhidas de vitimas e testemunhas, retratando não só a face do acusado, como também do corpo, suas vestimentas, cicatrizes, sinais e tatuagens.

IITB E PERITOS PAPILOSCOPISTAS MAIS UMA VEZ EM EVIDÊNCIA.


TECNOLOGIAS DE ÚLTIMA GERAÇÃO FACILITAM O TRABALHO DA POLÍCIA


Esta matéria veículada pela TV Jornal, comprova a importância dos Peritos Papiloscopistas e das atividades periciais do IITB dentro da Polícia Científica Pernambucana, assim como ocorre com os demais Institutos de perícia: IC e IML.

Fonte: TV JORNAL

 // Tecnologias de última geração facilitam o trabalho da polícia




 

terça-feira, 23 de abril de 2013

INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO: POTÊNCIA PERICIAL DO SÉCULO XXI

Por: Antônio Tadeu Nicolleti

vision box 5
Enquanto a identificação de Impressões digitais e biometrias interligadas à identificação humana na área da segurança crescerão exponencialmente nos próximos anos, proporcionalmente crescerão ainda mais as análises forenses.
Impressões palmares, pegadas e impressões digitais têm sido usadas para resolver inúmeros casos. Isto não é surpreendente considerando que peritos e pesquisadores ainda não encontraram duas impressões digitais idênticas. Bilhões de impressões digitais foram comparadas usando tecnologia avançada e, enquanto similaridades ocorreram, sempre houve grandes ou minutas diferenças que distinguem uma impressão da outra.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

quarta-feira, 17 de abril de 2013

SUPERANDO EXPECTATIVAS - PERÍCIA CONCLUSIVA

CORPO ENCONTRADO CARBONIZADO EM PORTO DE GALINHAS/PE FOI IDENTIFICADO PELA PERÍCIA NECROPAPILOSCÓPICA.

LAUDO PERICIAL DE CONFRONTAÇÃO NECROPAPILOSCÓPICA Nº 0403/13-NAP/IITB/DHPP


HOMICÍDIO DE CATADOR DE RECICLÁVEIS - BARRA DE JANGADA


Peritos Papiloscopistas do NAP/DHPP, localizam e revelam fragmentos papilares em butijão de água encontrado na cena do crime, os quais poderão identificar o autor do fato delituoso.

sábado, 13 de abril de 2013

EXECUÇÃO PENAL - RETIFICAÇÃO DE REGISTRO DE ÓBITO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO - 1ª VARA CIVÉL
PRESENÇA DE LAUDO TÉCNICO DE CONFRONTAÇÃO NECROPAPILOSCÓPICA ATESTANDO SER O GENITOR DA RECORRENTE A MESMA PESSOA CONSTANTE NA CERTIDÃO DE ÓBITO FUSTIGA.

Veja inteiro teor: AC 150451 PE 0600014726

sexta-feira, 12 de abril de 2013

LEI 12.654/12 (identificação genética): nova inconstitucionalidade (?)



ROGÉRIO SANCHES CUNHA


A inovação, nesse ponto específico (obrigatoriedade do fornecimento de material), nos parece inconstitucional (enquanto enfocada como obrigatoriedade no fornecimento de material genético).
A Carta Maior elenca, no art. 5º, como garantias fundamentais de todo cidadão:
a) não ser considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória (LVII);
b) quando preso, ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado… (LXIII).
Dessas garantias constitucionais resulta (por meio do princípio da interpretação efetiva) outra, qual seja, de não produzir prova contra si (nemo tenetur se detegere), direito implícito na CF/88 e expresso no art. 8.2 da Convenção Americana de Direitos Humanos (toda pessoa tem direito de não ser obrigada a depor contra si mesma, nem a confessar-se culpada), da qual o Brasil é signatário.
Diante desse quadro, ao se obrigar alguém a fornecer material para traçar seu perfil genético, mesmo que de forma indolor, é constrangê-lo a produzir prova contra si mesmo.
Deve ser lembrado que a mesma discussão foi travada com a edição da “Lei Seca”, tendo o STJ decidido (seguindo precedentes do STF) que o motorista não pode ser obrigado a participar do “teste do bafômetro” ou fornecer material para exame de sangue, sob pena de violar a garantia da não auto-acusação.
Conclusão: o condenado (ou investigado ou acusado) pode se recusar a fornecer o material para a identificação do seu perfil genético.
VEJA MATÉRIA COMPLETA CLICANDO AQUI

quinta-feira, 11 de abril de 2013

EXECUÇÃO PENAL - FURTO DUPLAMENTE QUALIFICADO.


CASO:  Furto de Prédios de Luxo - PERÍCIA CONCLUSIVA

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO - 4ª VARA CRIMINAL
Laudo de Perícia Papiloscópica comprova autoria do fato delituoso.
Acusados condenados com Penas-bases redimensionadas de 3 anos para 5 anos de reclusão para um e de 3 anos para 5 anos e 6 mêses de reclusão para o outro.

SE NÃO EXISTISSE A PERÍCIA PAPILOSCÓPICA, HEIN?

Homem preso em lugar de irmão é solto em Linhares, ES




LEIA MAIS >>

terça-feira, 9 de abril de 2013

PERÍCIA INTERESTADUAL

O Núcleo Avançado pericial NAP/IITB/DHPP, vem realizando um trabalho de bastante valor social, que é a Perícia de Projeção de envelhecimento de crianças desaparecidas, por solicitação de outros Estados.

terça-feira, 2 de abril de 2013

HOMICÍDIO DE IDOSO EM OLINDA-PE - PERÍCIA CONCLUSIVA.


Peritos Papiloscopistas do NAP/IITB/DHPP, concluíram após exames de confrontação, que o fragmento papilar revelado na superfície de um pote plástico encontrado no quintal da casa da vítima, foi reproduzido pelo dedo indicador esquerdo do suspeito CRISTIANO JOSÉ RIBEIRO.