sábado, 10 de outubro de 2009

CIENTISTAS CRIAM SISTEMA 3D DE IMPRESSÃO DIGITAL SEM CONTATO

Tecnologia vai permitir identificação mais rápida e precisa de criminosos
Um novo sistema que colhe impressões digitais em 3D (três dimensões) sem contato pode tornar a identificação de criminosos mais fácil e rápida. A tecnologia projeta padrões de luz no dedo e analisa a imagem, permitindo que os pesquisadores da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, sejam capazes de criar uma impressão mais exata do que as feitas com tinta ou sensores. 


A novidade foi divulgada nesta quarta-feira pela revista científica americana Technology Review. O sistema é mais eficiente do que as impressões tradicionais e reduz significativamente o número de combinações incorretas, explicou Yongchang Wang, doutorando da Universidade de Kentucky e um dos autores da pesquisa.
Mesmo o método moderno, em que o dedo de alguém é prensado sobre uma placa de vidro para digitalização geralmente exige várias tentativas para que se obtenha uma impressão útil. O vidro também deve ser limpo após cada varredura, e a captura de todos os dedos pode levar alguns minutos, conta Mike Troy, diretor executivo da FlashScan3D, empresa que foi criada para vender o sistema.
- O agente da alfândega tem apenas 32 segundos para tirar a impressão de cada pessoa. Eles precisam de uma maneira de obter suas impressões digitais rapidamente.
Maior precisão
O dispositivo projeta uma série de linhas listradas em um dedo,  um processo chamado de iluminação estruturada de luz (SLI). Uma câmera de 1,4 megapixels captura automaticamente as imagens das linhas enquanto elas envolvem o dedo com uma precisão de quase 1.000 pixels por polegada. Isso é o dobro da resolução necessária para uma impressão digital pelo sistema automático de identificação de impressões digitais do FBI (polícia federal norte-americana).
Ao analisar o jeito com que cada linha sobe ou desce, o software constroi um modelo tridimensional da superfície do dedo em menos de um segundo, com cada sulco e cada vale no devido lugar.
Ao contrário de dispositivos atuais de impressão digital, o sistema SLI não é prejudicado por peles oleosas ou por um ambiente seco. Como a pele é elástica, a impressão é distorcida, explicou Wang, acrescentando que o sistema SLI não tem qualquer contato ou distorção.
- Assim, mesmo com a mesma resolução, o sistema 3D sem contato apresenta um desempenho muito melhor do que o 2D, sem distorcer a imagem.
Os pesquisadores da Universidade de Kentucky esperam melhorar o seu sistema, acelerando o sistema para que a digitalização e o tempo de processamento sejam reduzidos para menos de 0,1 segundo.
Agora, eles querem criar uma caixa com vários scanners embutidos que possa capturar as impressões dos dez dedos de uma vez só.

FONTE: R7 NOTÍCIAS

publicado em 01/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário