quinta-feira, 6 de junho de 2013

SEGUINDO BONS EXEMPLOS

A exemplo do NAP/IITB/DHPP, a SDS através da Gerencia de Polícia Científica, resolveu adotar o uso de uniformes visando a padronização dos servidores policiais técnicos-científico, deixando-os devidamente identificados, objetivando organizar e distinguir os diversos atores presentes no local de crime, laboratório e setores administrativos.

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 008/2013-CPL/SDS, já se encontra em pregão eletrônico na modalidade de Registro de Preços para eventual contratação de serviço de confecção de uniformes, os quais atenderão às necessidades dos três institutos que compõem a GGPOC: ICPAS, IMLAPC e IITB, todos, da SDS do Estado de Pernambuco.


Os quantitativos de cada tipo de uniforme foram definidos dividindo-se os servidores em três áreas: Perícias em Local de Crime; Pericias Internas/Laboratoriais; Administrativo/Apoio e Gestão. Deste modo, as quantidades e tipos de cada uniforme são especificas para cada área, de acordo com a quantidade de servidores que atuam nelas.

Ao todo serão 996 Bonés, 996 coletes, 1.387 batas, 2.471 calças, 697 gandolas e  3.708 camisas. 
Segue abaixo algumas imagens:







Parabenizamos a SDS e o GGPOC pela iniciativa e principalmente por seguir como exemplo alguns modelos de uniformes já adotados pelo NAP/IITB/DHPP, provando que os bons exemplos tem que ser seguidos, ficamos lisonjeados, visto que já tínhamos a consciência que a adoção do uso de uniformes  objetiva à padronização dos servidores, deixando-os devidamente identificados, visando buscar uma imagem positiva da Polícia Científica junto à sociedade, além do que a  adoção de uniformes é uma prática que vem sendo usada por todos os Órgãos da Administração Pública, buscando despertar a motivação entre seus servidores, que valorizados produzirão mais e com qualidade.

Esse é um primeiro e importante passo dado pelo GGPOC para constituir uma Polícia Científica unida, coesa, integrada e muito mais respeitada, livre de qualquer corporativismo para com uma ou outra categoria, afinal os três Institutos são autônomos e independentes entre si, mas todos fazem parte da mesma Polícia Científica com os mesmos objetivos: produzir prova técnica com eficiência, qualidade e celeridade, apontando cientificamente a causa mortis, dinâmica e autoria dos fatos delituosos; cujos laudos confeccionados, enriquecerão os inquéritos policiais e fundamentarão as execuções judiciais em Tribunais de Justiça.

VEJA OS UNIFORMES, DESCRIÇÃO E EDITAL NA ÍNTEGRA, CLICANDO AQUI




 

Um comentário:

  1. Realmente muito boa a iniciativa da SDS e GGPOC, observa-se claramente que o padrão de uniformes adotados pelos Peritos do NAP/IITB/DHPP agradaram não só a sociedade e a imprensa, mais também ao alto comando da SDS e GGPOC, parabéns pelo reconhecimento; entretanto continuam insistindo em diferenciar categorias com adoção de cores diferenciadas para os Bonés e Camisas, como se quisessem criar uma hierarquia nas atividades periciais. Meu Deus, será que ainda tem profissionais no GGPOC que não observaram que isso não existe, não há lei, decreto, portaria, nada que determine isto. Os três Institutos são autônomos e independentes na realização de suas atividades periciais. Nós Peritos e auxiliares precisamos é de mais condições de trabalho, investimentos em tecnologia forense, e outros atos de Gestão para o crescimento e valorização da Polícia Científica Pernambucana, e não de atos que coloquem os Peritos e auxiliares em situações vexatórias derivadas de uma pseudo hierarquia. Na Policia Civil, não tem isto; não há distinção de categorias por cores de camisas, o Delegado, o Agente, o Comissários e o Escrivão, todos usam a cor preta como padrão, e em qualquer lugar se sabe quem é quem. Já na PM existe hierarquia, mas nem por isso adotaram cores diferentes, o padrão dos uniformes é na cor cinza grafite. Acho que a Polícia Científica deveria acabar com esta bobagem de distinção de cores, e passar a adotar a cor azul marinho como padrão para as vestes de seus servidores, sejam eles Peritos ou Auxiliares.

    ResponderExcluir