quarta-feira, 24 de abril de 2013

IITB DESENVOLVE RETRATO FALADO DO CORPO INTEIRO

A técnica ajudou a elucidar dois estupros no interior do Estado.


ITTB desenvolve retrato falado do corpo inteiroO Instituto de Identificação Tavares Buril (ITTB), através da Secretaria de Defesa Social – SDS desenvolveu em março deste ano a técnica de Representação Corporal Humana – mais conhecido como retrato falado do corpo inteiro. O trabalho pioneiro tem como precursores os Peritos Papiloscópicos Pedro Ivo e Inaldo Menezes, e conta com a participação dos Peritos Alexandre Jorge de Brito e Paulo Sérgio Nogueira. A técnica ajudou a esclarecer dois estupros praticados no Agreste e Sertão do Estado.
A nova técnica é produzida na mesa digitalizadora, através de informações colhidas de vitimas e testemunhas, retratando não só a face do acusado, como também do corpo, suas vestimentas, cicatrizes, sinais e tatuagens.

O primeiro trabalho realizado pelos peritos foi o retrato de corpo inteiro de um homem suspeito de ter estuprado uma estudante em um bairro nobre do município de Caruaru, no Agreste do Estado. O segundo caso esclarecido foi também de um estuprador no município de São José do Egito – Sertão pernambucano.

A técnica vai auxiliar de forma mais abrangente a investigação policial, no que diz respeito à captura dos autores dos crimes. De acordo com a chefe da Unidade Técnica de Identificação Criminal, Maguilma Beco Cruz, o trabalho foi desenvolvido baseado na necessidade das vítimas em querer retratar outros detalhes sobre os acusados. “Devido à intimidação que as vítimas de estupros e sequestros sofrem de não olhar para o acusado, muitas vezes elas fixam o olhar para outra área do corpo e se prendem a outros detalhes como roupas, sapatos, uma tatuagem ou alguma marca que ajuda a acelerar a identificação e localização do criminoso”, explicou.

Segundo o Gestor do ITTB, Jandir Carneiro, a divisão de retrato falado é um setor do instituto que colabora com a polícia judiciária, no sentido de identificar criminosos. “Com o advento da tecnologia, hoje podemos criar um retrato falado corporal que nos ajuda elucidar crimes de forma mais eficiente”, afirmou o Gestor.

De acordo com Jandir, nos últimos dois anos, a Secretaria de Defesa Social tem investido pesado na inovação tecnológica para combater a criminalidade e oferecer melhor condição de investigação aos policiais civis, militares, bombeiros, peritos e médicos legistas.

Fonte: SDS/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário