sábado, 10 de setembro de 2011

MAIS TECNOLOGIA PARA O NAP/DHPP


No dia 06.09.2011, foi entregue mais quatro equipamentos com recursos tecnológicos mais avançados, adquiridos por licitação pública, visando a modernização tecnológica do laboratório de papiloscopia forense do NAP/DHPP.
São eles: ESTAÇÃO DIGITAL PARA EXAMINAÇÃO FORENSE, KRIMESITE SCAN-N-FIND, LUPA COM LUMINÁRIA UV e TRIPÉ FORENSE PARA MACROFOTOGRAFIA.

 ESTAÇÃO DIGITAL PARA EXAMINAÇÃO FORENSE

O modelo adquirido foi o FXE250 fabricado pela SIRCHIE. Usada para facilitar a visualização de pequenos detalhes numa ampliação de até-50X. Possui uma base de visualização móvel e totalmente ajustável .Tela LCD de alta resolução (1680x1050 pixels) que apresenta uma ampla gama de correção de cor, brilho e contrast. 




Pode-se examinar
• Ferramentas e Marcas de ferramentas
• Impressões Papilares / fichas de registro de palmares e latentes
• Marcas de pegadas
• Traços de evidências: cabelo, fibras, fragmentos de vidro, solos, etc
• Documentos: impressos e manuscritos
• E muito mais 



Características:
• Auto Foco criando uma visão mais nítida, sem qualquer necessidade de fazer mais ajustes.
• Ajuste modos pré-definidos de vídeo para visualização de alto contraste que é mais confortável para a visão individual do operador.
• Aumenta ou diminui o brilho  usando um controle da câmera, independentemente da luz direta ou ambiente.

• Botão para travar a base quando se chega ao centro da imagem para gravação. • 16 níveis de ampliação até 50X com grande nitidez permitindo ajustar com precisão a imagem para o tamanho desejado.
• Trava o foco de um objeto que se deseja visualizar enquanto reposiciona-o novamente.
• Duas lâmpadas LED de cada lado da câmera fornecer iluminação ao objeto examinado, que é difundido para evitar brilhos e reflexos ao visualizar objetos brilhantes ou reflexivo. LEDs que nunca precisam de substituição: 100.000 horas de operação.
• Grande base de trabalho de baixo atrito que se move da esquerda para a direita para exame fácil de objetos grandes.
• O mecanismo de freio da base de trabalho permite que se bloqueie o movimento da mesa quando  se quer que ela se mantenha firme.
• O display LCD de tela plana permite ajustar a altura eo ângulo da tela para a melhor visualização e melhor ergonomia durante a visualização.
• O Módulo de Captura de tela e software de alta resolução cria  fotos no formato JPEG para a transferência através de ligação USB a um computador, para uso em apresentações, armazenadas como registros eletrônicos, ou transferidos para um programa de edição de fotos para o dimensionamento e submissão a um AFIS. 
A tela LCD possui uma barra de ímã embutido para apoiar folhas de acetato (incluídas) para que o examinador de impressão papilar ou documento possa marcar os itens de seu interesse. Com o uso de um marcador, as folhas podem ser escritas e depois pode-se apagar o que se escreveu e usar novamente as folhas.
• O Módulo de Captura de tela e software de alta resolução cria  fotos no formato JPEG para a transferência através de ligação USB a um computador. 

SCAN-N-FIND + TRIPÉ COPY STAND


Modelo compacto e  mais leve de KRIMESITE IMAGER, que usa a tecnologia RUVIS - Sistema de Imagem Reflexiva Ultravioleta. Usado pelos melhores Departamentos de Polícia do Mundo. O sistema emprega reflexão ultravioleta intensificada em lugar de fluorescência como é o caso das fontes de luz forenses. 


O sistema pode detectar impressões digitais na maioria de superfícies não porosas antes de qualquer tratamento ou depois de uma vaporização com cianoacrilato, produzindo resultados espetaculares tanto a luz do dia como em escuridão total. A vaporização é necessária só quando o exame preliminar não produz resultados.  O Imager é equipado com uma lente UV de 25mm de grande abertura angular com zoom variável. Primeiramente examina grandes áreas e, então, move-se para uma visão close-up a uma distância de 33cm. O filtro UV oferece transmissão de pique UV a 254nm.  Pode ser montado em um tripé e conecta-se diretamente a uma câmera fotográfica digital.


Caracterísiticas:
  • Lente objetiva de quartzo de 30mm modelo PSS100A, com filtro de 254nm. Abertura: fixa de f/3,5. Alcance do foco: 30,5 cm (12 ) ao infinito dentro da banda de comprimento de onda de 254nm;
  • Lente ocular ajustável, distância de 25mm oferecendo alívio para o olho com protetor de lente de borracha flexível;
  • Tubo intensificador de imagem com fibra ótica invertida de 180°, resolução: 36 pares de linhas/mm por min., > 40 pares de linha típicos/mm;
  • Apontador de laser montável com baterias
Itens incluso no kit SCAN-N-FIND:
1. Imager de bolso com lente objetiva de 30mm e filtro de 254nm;

1. Apontador de laser com baterias
1. Fonte de luz UV ondas curtas 254nm
2. Óculos protetores UV
1. Kit com 100 setas indicadoras
12. Baterias alcalinas AAA

1. Bareira alcalina  CR123
1. Aclopador de Câmara Digital
1. Manual de instruções
1. Maleta para transporte

 




Foram adquiridos também, dois tripés forenses tipo COPY STAND, para ser usado com o SCAN-N-FIND e com Câmeras Fotográficas Digitais.








LUPA COM LUMINÁRIA UV



O modelo adquirido foi o
UVBeam™ UV Swing Arm Examiner da SIRCHIE. usado para examinar impressões papilares, tratadas com pós ou químicos fluorescentes, com ampliação de 3x. Possui um total de 18 watts de iluminação UV com dois feixes de luz controlados individualmente, lâmpadas de 9 watts operando em 365 nm de ondas longas. Braços articulados e morça para fixação em bancada de laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário